sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Falha em sistema de proteção provocou apagão no Nordeste, diz diretor da Chesf

Blecaute atingiu oito Estados e fornecimento voltou ao normal durante a madrugada
Amanda Polato, do R7
Texto:

Marco Aurélio Martins/Agência A Tarde/AE
Bairro de Ondina, em Salvador (BA), ficou sem luz na madrugada desta sexta

Publicidade

Uma falha no sistema de controle e proteção do circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, em Jatobá, município do Estado de Pernambuco, provocou o apagão que atingiu oito Estados do Nordeste na noite desta quinta-feira (3) e madrugada desta sexta-feira (4). A informação foi dada ao R7 pelo diretor de operações da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), Mozart Bandeira Arnaud.
Foi prejudicado pelo apagão? Dê seu relato



Os Estados atingidos foram: Pernambuco, Bahia, Paraíba, Ceará, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e parte do Piauí. Segundo Arnaud, o apagão começou à 0h20 e o fornecimento de energia foi sendo retomado ao longo da madrugada. O religamento foi sendo feito de maneira gradativa por precaução para evitar possíveis acidentes.

De acordo com Arnaud, o defeito "já foi inteiramente identificado", mas as companhias vão aprofundar estudos para evitar novas interrupções desse tipo.

- [O defeito] aconteceu em uma subestação à qual se conecta uma usina de mesmo nome, Luiz Gonzaga, e também por ela passam seis linhas de alta transmissão, de 6.000 volts. Uma cartela eletrônica, do sistema de controle e proteção, apresentou defeito e deu ordem para desligar a subestação, sem que existisse nenhum problema.

Ele explica que toda a instalação de energia deixou de funcionar, o que provocou um balanço no sistema, afetando outras unidades geradoras e o desligamento de energia em sete Estados e parte do Piauí.

- Tenho oito anos como diretor da Chesf e nunca vivi uma ocorrência desse tipo.

Arnaud diz que o problema foi isolado, e que a subestação pode funcionar sem uma das linhas de transmissão, à qual a cartela com defeito está ligada.

Tão logo a energia voltou ao sistema, as diversas subestações espalhadas pelo Nordeste voltaram a operar e levar energia. Contudo, oscilações ainda foram sentidas durante a madrugada, causando novas quedas no período em cidades como Salvador e Recife.

Confira também
Apagão afeta oito Estados do NE

Cidades do Nordeste ficam no escuro
Durante o período de escuridão e poucas informações, as redes sociais ajudaram na divulgação de informações em vários pontos do Nordeste. Faltou energia nas principais capitais da região e em muitos municípios do interior e a luz foi voltando gradativamente, a partir da 0h30 desta sexta, porém de maneira lenta e ainda sofrendo interrupções, relatadas por muitas pessoas através do Twitter.
O próprio presidente da Chesf sofreu com o apagão e prometeu não medir esforços para esclarecer as razões do problema enfrentado pela população nordestina.

Nordeste viveu fato semelhante em fevereiro do ano passado

Há quase um ano, no dia 10 de fevereiro de 2010, a região Nordeste também ficou às escuras durante cerca de 30 minutos. Na ocasião, a Chesf informou que a interrupção no fornecimento de energia elétrica para nove Estados (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão) foi causada por um problema nas linhas de transmissão que cortam as regiões Norte e Sudeste.

Outro apagão recente foi testemunhado pela população de 18 Estados do país em novembro de 2009, quando três linhas de transmissão da usina hidrelétrica de Itaipu, no Paraná, foram desligadas e interromperam o fornecimento. Condições meteorológicas, segundo as autoridades na época, ocasionaram o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário