Para amenizar o calor provocado pelas altas temperaturas inerente ao verão pernambucano, não há quem resista passar mais tempo no ambiente gelado do ar condicionado ou do ventinho ameno do ventilador. O problema é que a saída refresca a “quentura” da estaçãomas aquece a conta de energia no fim do mês. Nessa temporada mais quente do ano, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) registra umaumentomédio de 10% no consumo, em relação ao inverno. Por isso, para não suar com surpresas no orçamento, é sempre bomutilizar os equipamento elétricos com parcimônia.
Arte: Thiago/Folha de Pernambuco
Segundo o gestor de Eficiência Energética da Celpe, Daniel Sarmento, osmaiores vilões do consumo são os aparelhos que produzemcalor, emespecial o chuveiro elétrico. E com a alta temperatura registrada por aqui, o ideal é desligar o equipamento. “Mesmo no modo verão, o consumo de energia será de 70% em relação à potência do chuveiro”, alertou.
Em relação ao ar condicionado, Sarmento informou que quanto menor a temperatura do aparelho, maior será seu consumo e, consequentemente, o gasto com energia. “Portanto, nada de ajustar a temperatura para 18ºC. Deixar em 22°C já é o suficiente para amenizar o calor e reduzir o consumo”, aconselhou.
Vale lembrar também que a redução do consumo está atrelada ao bom funcionamento do aparelho. Sendo assim, é necessário deixar o filtro do ar condicionado sempre limpo para facilitar a circulação do ar, assimcomo não utilizar a grade detrás da geladeira para secar roupas, por exemplo. E não custar lembrar: equipamentos mais antigos consomemmais energia. “Opte sempre pelos produtos com o selo Procel, que têm a garantia de eficiência e baixo consumo”, finalizou Sarmento.
Fonte:www.folhape.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário