sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Blecaute que atingiu parte do NE foi provocado por falha em subestação

Notícias / Brasil / Nordeste

Sexta - 04/02/11 07h31, atualizado em 04/02/11 08h24

Blecaute que atingiu parte do NE foi provocado por falha em subestação
Diretor de operações da Chesf, Mozart Arnaud, explicou que um circuito eletrônico, chamado cartela, apresentou defeito e fez com que a subestação fosse desligada

O blecaute que atingiu Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte na noite da última quinta-feira (03) e início da madrugada desta sexta (04), foi provocado por um problema na Subestação Luiz Gonzaga, município de Jatobá, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com o diretor de operações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Mozart Arnaud, um circuito eletrônico, chamado cartela, apresentou defeito e fez com que a subestação fosse desligada.

Já a Companhia de Eletricidade de Pernambuco (Celpe) informou que não tem relação com o problema e que espera um posicionamento da Operadora Nacional de Sistema Elétrico (ONS).

O apagão foi sentido na Região Metropolitana do Recife por volta das 23h30 e a energia só retornou poucos minutos depois das 2h. O problema afetou oito estados da região Nordeste. Apenas o Maranhão não registrou corte no fornecimento de energia. Em todos os estados prejudicados, a energia já foi restabelecida, podendo haver falhas pontuais que deverão ser corrigidas.

PREJUÍZOS
O Hospital da Restauração, a maior emergência pública do Estado, teve problemas por causa do apagão. De acordo com funcionários, houve muita correria, pois o hospital não estava preparado para a falta de energia.

O gerador só teria começado a funcionar 40 minutos depois do blecaute. Cerca de 80 pacientes estavam entubados e os aparelhos respiratórios pararam de funcionar em alguns blocos. Muitos procedimentos precisaram ser feitos manualmente.

Já no Presídio Aníbal Bruno, no Recife, houve um tumulto que resultou na morte de um detento. De acordo com a Secretaria de Ressocialização, na briga entre os presos, Robert Taylor Rodrigues de Moraes matou, com uma faca artesanal, Thiago Henrique Moraes da Silva.

Na confusão, o preso Alexandre Gomes da Silva ficou ferido e foi levado ao Hospital da Restauração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário