sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

SDS investiga vídeo em que policiais obrigam presos a se beijar


Na gravação, feita em uma delegacia, dá para identificar a farda da Rádio Patrulha e um agente encapuzado; na última semana, outra ação truculenta de policiais foi flagrada por um cinegrafista amador, na praia de Piedade
Da Redação do pe360graus.com
0102030405
Ampliar

Foto: Reprodução / TV Globo
Veja mais
Vídeo | SDS investiga vídeo em que policiais obrigam presos a se beijar
Texto | Dupla é presa após tentar assaltar e fazer família refém em Piedade
Texto | Ação de PMs em edifício de Piedade é flagrada por cinegrafista amador
Um vídeo publicado na internet mostra o momento de humilhação em que dois presos são submetidos: eles são obrigados por policiais a se beijar diante de câmeras de celulares. A gravação, que pode ter sido feita em uma delegacia, permite identificar a farda da Rádio Patrulha da Polícia Militar de Pernambuco.

Na imagem, um dos policiais envolvidos aparece encapuzado. O abuso foi manchete da edição desta quinta-feira (03), do Jornal do Commercio, que, além da capa, publicou uma reportagem de página inteira sobre o assunto.

O secretário de Defesa Social, Wilson Damásio (foto 5), prometeu punição para os culpados pelas humilhações. “Isso será tratado como investigação criminal. Nosso pessoal vai apurar para que tudo isso seja identificado. Os nomes dos envolvidos estão registrados na delegacia”, afirma.

O caso veio à tona apenas alguns dias depois que o NETV divulgou imagens de policiais militares maltratando presos já dominados na praia de Piedade, em Jaboatão Guararapes. Um agente chegou a prender a cabeça de um homem com o pé, na areia da praia, com a onda chegando e cobrindo o rosto do suspeito.

O secretário reafirmou que a Corregedoria de Polícia está agindo para que também este caso não fique sem punição. Segundo Damázio, a ação foi truculenta e a Corregedoria está já em fase adiantada de apuração. “Certamente poderá acontecer a sansão disciplinar, que vai desde a prisão disciplinar em um de nossos quartéis até a demissão no serviço público e a exclusão do policial”, diz.

A Ordem dos Advogados do Brasil divulgou uma nota sobre o caso dos abusos cometidos pelos policiais na praia de Piedade. A OAB considera que o comportamento dos PMs é uma ameaça à sociedade e pede a punição dos agressores.

“Nós ficamos estarrecidos como presidente da OAB e cidadão pernambucano e brasileiro. É um caso público de abuso de autoridade que viola todos os princípios norteadores dos direitos humanos, de respeito à dignidade da pessoa humana, de civilidade”, diz o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário