quarta-feira, 16 de abril de 2014

Município intensifica Operação Cinquentinha nos bairros da cidade

Visando intensificar a fiscalização do uso irregular das motos cinquenta cilindradas, agentes da Guarda Municipal do Cabo de Santo Agostinho realizaram nessa terça-feira (15/04) mais uma “Operação Cinquentinha”. Dessa vez a ação chegou aos bairros de Pontezinha, Cohab e Centro. A operação, que contou com cinco agentes do Grupamento de Ações Táticas Motorizadas (Gtam) e nove agentes de trânsito, foi coordenada pela Secretaria de Defesa Social, por meio da Gerência de Trânsito e Transporte.
Operacao_Cinquentinha_RandyAugusto03Durante a blitz, os agentes abordaram diversos condutores. Dentre os que apresentaram irregularidades estavam os menores de idade, os que estavam sem a documentação do veículo e os que não faziam o uso dos equipamentos obrigatórios, como capacetes e retrovisores. Foram apreendidas as motocicletas com motor e escapamento adulterados. Ao todo, a guarda realizou 57 abordagens e 25 apreensões. 27 dos abordados apresentaram situação de regularidade de foram liberados. Os veículos apreendidos foram conduzidos à Secretaria de Defesa Social do Município, onde poderão ser retirados pelos proprietários mediante regularização.
O objetivo da ação é coibir o uso irregular das denominadas “cinquentinhas”, prática que tem gerado desconforto à população e provocado diversos acidentes. Segundo o comitê de prevenção de acidentes de moto do Governo do Estado, só este ano o número de acidentados com ciclomotores já passam dos 20.
Operacao_Cinquentinha_RandyAugusto05A vendedora Paula Valéria, 32 anos, destacou que acha importante a iniciativa. “Gostei desse trabalho, espero que continue, além de ter muitas crianças pilotando tem também os vários assaltos realizados com essas motocicletas”, disse.
O artigo 129 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que a regulamentação do uso das motos cinquentinhas é responsabilidade dos municípios. Na cidade do Cabo, uma legislação que regulamenta a atividade está sendo criada. “Nossa tarefa é fiscalizar e é por isso que estamos dando continuidade a esse trabalho. Queremos que a população se conscientize e passe a fazer uso desses veículos com mais responsabilidade e de modo regular”, enfatizou o gerente de Trânsito e Transporte, Ecivaldo Oliveira.
Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário