domingo, 20 de abril de 2014

Paixão da Ponte mantém tradição e emociona público

Desde a década de 50, o espetáculo Paixão da Ponte, encenado no Cabo de Santo Agostinho, vem emocionando milhares de pessoas contando a história de vida e morte de Jesus com um texto diferenciado. Este ano, o sucesso se repetiu. Nessa quinta-feira e sexta-feira à noite (17 e 18/04), o Centro Social Urbano (CSU) do distrito de Ponte dos Carvalhos foi palco de mais uma apresentação da peça, que contou com 50 autores, 30 figurantes, 40 técnicos e 5 cenários. O evento foi gratuito.
Paixao da Ponte - Foto Joao Barbosaa (6).JPGO espetáculo tem texto adaptado de Dom Hélder Câmara e Padre Geraldo Leite Bastos. A iniciativa é da Sociedade Teatral e Cultural Nação do Divino, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Fundarpe e Secretaria Estadual de Cultura. O prefeito Vado da Farmácia prestigiou a primeira noite da Paixão. “É um prazer como prefeito apreciar este espetáculo que relembra o significado da Páscoa”, declarou. “A prefeitura faz questão de apoiar esse tipo de iniciativa”, comentou.
Nos anos 70, a Paixão da Ponte foi censurada pelo Governo Militar, retornando só em 1988. De acordo com o diretor do espetáculo, Wedson Gomes, o objetivo maior do evento é levar o evangelho para população, ensinando as histórias bíblicas. “Embora com muito sacrifício e passando por vários processos difíceis, no final de tudo vejo como é gratificante tudo que a equipe fez, é uma felicidade imensa ver o resultado final de nossos trabalhos”, relatou.
Paixao da Ponte - Foto Joao Barbosa(30).JPGPara o ator Joan Artur, que interpreta o personagem principal, Jesus, é uma satisfação enorme atuar em uma espetáculo de referência social muito grande com texto que na época da ditadura foi censurado. “É uma história grandiosa. Em contra partida, através desse espetáculo também estamos evangelizando para população”, disse. “Este é um espetáculo muito bonito que nos ensina algo bíblico do propósito de Jesus vir à terra”, falou  a dona de casa Eline Soares de Albuquerque, 24.
INCLUSÃO SOCIAL – O espetáculo este ano conta com um diferencial com a participação de cadeirantes nas encenações (na cena do Monte) e também foi montado no local um camarote da acessibilidade, garantindo os direitos das pessoas com deficiência e promovendo a inclusão social no acesso aos grandes eventos no município.
Paixao da Ponte - Foto Joao Barbosa 20.jpgSegundo o presidente da Associação Amigos Deficientes do Cabo (AADC) e conselheiro da pessoa com deficiência do Cabo, Márcio Alexandre de Moraes, é emocionante participar pela primeira vez desse espetáculo. “Isso é um grande passo, uma grande oportunidade.  Além de tudo, também temos uma intérprete de libras para auxiliar as pessoas com deficiência auditiva”, contou.
Para Sandra Maria, 38, mãe da Vitória Rafaela, 16, é muito gratificante ver esse tipo de  preocupação para com as pessoas com deficiência. “Eu como mãe me preocupo muito e fico feliz em poder trazer a minha filha”, comentou.
SEGURANÇA – No local o público que acompanhou a apresentação do espetáculo pode contar com a Guarda Municipal, policiais Civis e Militares, além de uma ambulância com atendimento médico para casos de emergência.
 Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário