quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

LULA CABRAL DESCARTA LICENÇA PARA
USINA INCINERADORA DE LIXO NO CABO

O prefeito Lula Cabral descartou a concessão de licença municipal para a construção de uma usina incineradora de lixo no Cabo de Santo Agostinho. O tema vinha sendo motivo de polêmica entre os ambientalistas locais, apesar de não ter sido ventilado por nenhuma autoridade do governo municipal. A declaração do prefeito foi externada em um documento encaminhado ao Movimento Eco-Vida, do Cabo, que havia solicitado uma posição do Executivo  sobre o caso.

Segundo o prefeito, a decisão de aceitar a instalação de uma usina incineradora cabe ao prefeito do município, independentemente de qualquer processo de licenciamento que, por ventura, esteja acontecendo. No caso, o empreendimento já possuiria licença do CPRH, órgão do Governo do Estado que cuida das questões ambientais.

“Assumo o compromisso de que, enquanto durar o meu mandato (...), jamais o Cabo de Santo Agostinho será abrigo de uma empresa dessa natureza”, assegura o prefeito no documento encaminhado aos ambientalistas cabenses. “Nem essa, nem qualquer empresa que coloque em risco a saúde dos nossos Munícipes virão para o Cabo”, complementou.

Os integrantes do Movimento Eco-Vida, que haviam solicitado uma audiência com o prefeito e que subscreveram o documento pedindo o encontro, receberam cópias do ofício assinado por Lula Cabral. Nele,o prefeito afirma, ainda, que nunca recebeu nenhum representante da citada Usina Incineradora de Lixo. Também deixa patente que qualquer compromisso do prefeito do Cabo  com a vinda do empreendimento é “algo impossível e impensável”.

Segue, na íntegra, o texto do documento assinado por Lula Cabral descartando a Usina de lixo no Cabo:

AO MOVIMENTO ECO-VIDA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO

Prezados senhores,

Nos últimos meses do corrente ano, um factóide vem alimentando a mídia local acerca da suposta implantação de uma USINA INCINERADORA DE LIXO no Cabo de Santo Agostinho.

A quem interessa tal discussão sobre algo inexistente?

Parece-me, que insistentemente, busca-se fazer com que uma invenção tome ares de verdade.

A essa Entidade e ao Povo Cabense, afirmamos que jamais recebi qualquer representante desta suposta Usina Incineradora de Lixo.

Muito embora afirmem que tal empreendimento já possui licença no CPRH, a prerrogativa de aceitar ou não a implantação de qualquer empresa no Município é do Governo Municipal e, pelo zelo e respeito que nosso Governo tem pelo meio ambiente, como Prefeito desta cidade jamais permitirei que tal empreendimento aporte no Cabo de Santo Agostinho.

Considero tal discussão inócua, vez que a prerrogativa de aceitar o aporte de tal empresa na nossa Cidade é do Prefeito e, assumo o compromisso de que enquanto durar o mandato popular ao qual encontro-me revestido, pela segunda vez, pela vontade da população, jamais o Cabo de Santo Agostinho será abrigo para uma empresa desta natureza.

Assim, em resposta ao Ofício 27/10, da lavra desta Entidade, venho reafirmar o compromisso, de que como Prefeito desta cidade, nem essa, nem qualquer empresa, que coloque em risco a saúde de nossos Munícipes virão para o Cabo de Santo Agostinho.

Desta Forma, reafirmando este compromisso, vejo desnecessária a marcação de Audiência Pública para tratar deste tema, por falta de objeto, vez que o que querem ouvir, já coloco por escrito, em forma de documento, que é o meu compromisso de que a Vinda da Usina Incineradora de Lixo para o Cabo de Santo Agostinho é algo impossível e impensável.


Luiz Cabral de Oliveira Filho
Prefeito



--
Secretaria de Comunicação Social do Cabo de Santo Agostinho
Fones: (81) 3521-6779/ 3524-9186

Nenhum comentário:

Postar um comentário