terça-feira, 18 de junho de 2013

Juízes são investigados por fraudes em empréstimos na Paraíba

A corregedoria do Tribunal de Justiça instaurou, nesta segunda-feira (17), um inquérito para apurar o envolvimento de juízes e advogados paraibanos num suposto esquema de fraudes em empréstimos consignados. As irregularidades estariam ocorrendo nas cidades de Picuí e Barra de Santa Rosa, ambas no interior do Estado. 

De acordo com uma denúncia gravada pela equipe do programa Fantástico, exibida no último domingo, um grupo de advogados da região convencia as vítimas a dar entrada na Justiça em ações contra os juros usualmente cobrados pelos bancos em empréstimos consignados. Por meio de liminares, os advogados conseguiam ganho de causa e então convenciam as pessoas a obterem um novo empréstimo. Os advogados, então, ficavam com o dinheiro desse novo contrato e a pessoa acabava assumindo as duas dívidas.

A corregedoria do Tribunal de Justiça deu início às investigações após desconfiar da quantidade de ações revisionais de contrato de consignação em trâmite nas cidades de Picuí e Santa Rosa. Nas cerca de duas mil ações, os clientes das instituições financeiras alegavam taxas abusivas de juros e pediam a suspensão do contrato de empréstimo, muitos após ter conquistado o direito de fazer um novo financiamento. As liminares eram sempre concedidas pelo mesmo juiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário