sexta-feira, 14 de junho de 2013

Padroeiro do município, Santo Antônio é homenageado com missa festiva

missadopadroeiro-3Centenas de fiéis prestigiaram nesta quinta-feira (13/06) a missa solene dedicada ao padroeiro do Cabo de Santo Agostinho, Santo Antônio. A celebração foi realizada na igreja Matriz de Santo Antônio, situada no Centro, e presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, com a participação do monsenhor Josivaldo Bezerra, além de padres da região. O prefeito do município, Vado da Farmácia, esteve presente na homenagem ao padroeiro, acompanhado da primeira-dama Débora Costa, e da vice-prefeita Edna Gomes. Também marcaram presença o chefe de gabinete do prefeito, Ricardo Marlon, secretários municipais, vereadores e deputados estaduais. A missa coroou os treze dias de festa em homenagem ao santo que se tornou padroeiro do município em 14 de outubro de 1957, através da Lei nº 363, que decretou feriado municipal no dia 13 de junho.
missadopadroeiro-7Na ocasião, o prefeito Vado agradeceu a presença de todos e enfatizou o significado desta data para a Cidade do Cabo. “Me sinto muito alegre em estar presente neste momento tão especial, em que comemoramos o dia do nosso padroeiro com a igreja bonita e lotada. Aqui lembro uma frase de Santo Antônio, que diz ‘É viva a palavra quando são as obras que falam’”, declarou.
Em sua homilia, Dom Saburido ressaltou a importância das ações de Santo Antônio para o Catolicismo. “Ele foi um grande intelectual, chegou a ser proclamado o Doutor da Igreja, sempre disposto a mudar e vivendo a humildade”, disse.
Ao final, o monsenhor Josivaldo agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal nas atividades da festa. Para a vice-prefeita, que foi madrinha da ornamentação da Igreja Matriz, esse foi um momento ímpar. “É com muita satisfação que estou aqui nesta celebração em homenagem a esse santo que deixou como legado a humildade”, comentou.
SAIBA MAIS – Conhecido como Doutor da Igreja, Santo Antônio de Pádua nasceu em Lisboa (Portugal), no final do século XII. Foi recebido entre os cônegos regulares de Santo Agostinho, mas pouco depois de sua ordenação sacerdotal transferiu-se para a Ordem dos Frades Menores para dedicar-se à propagação da fé entre os povos da África. Foi na França e na Itália que ele exerceu o ministério da pregação, convertendo muitos hereges. Foi o primeiro professor de teologia na sua Ordem. Escreveu vários sermões, cheios de doutrina e de unção espiritual. Morreu em Pádua no ano de 1231.
Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: Ivan Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário