quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

TECNOLOGIA Cerca de 40 equipes disputam prêmio de 100 mil em evento na Campus Party Ombudsman 2.0 faz a comunicação entre órgãos e cidadãos que reivindicam direitos

Marina Mahmood/Folha de Pernambuco
Aplicativo pernambucano compete com mais 19 projetos de todo o mundo
O projeto Ombudsman Office 2.0, do mestrando em Ciência da Computação Adriel Café e Diego Bonfim, representa Pernambuco na final do Fi-Ware na categoria Smart Business & Industry, que acontece na sétima edição da Campus Party Brasil, marcada de 27 de janeiro a 2 de fevereiro em São Paulo. Além dele, mais três projetos brasileiros - dois do Rio de Janeiro e um do Distrito Federal - foram selecionados para concorrer ao prêmio de 100 mil euros, para ser distribuído entre os finalistas e vencedores dos desafios.
“O Ombudsman é um serviço web com um pouco de rede social e prestação de serviço. O problema que observei para chegar nessa ideia é a falta de comunicação entre o Governo e a população, visto as manifestações que aconteceram no ano passado”, explicou Adriel Café. O mestrando diz que a ferramenta funciona com recursos web 2.0. “Ela serve como uma espécie de ouvidoria para que o cidadão tenha algum lugar para se comunicar com as prefeituras, órgãos públicos e privados”, informou.
Ainda em fase de protótipo, o aplicativo deve ser finalizado até o início da Campus Party. “Estamos confiantes. Na CP do ano passado, participei só do desafio da Telefonica com a mesma ideia, ainda muito nova, e fui um dos 10 vencedores. Fui a São Paulo para defender a ideia. Foi o tempo de amadurecer as coisas e validar com a (operadora) Vivo. Sabemos que o aplicativo é bom, agora é concluir o protótipo”.
O Fi-Ware é um programa de Parceria Público-Privada entre a Comissão Européia (CE) e as principais empresas de TIC da Europa lançado em 2011 para definir uma plataforma aberta de implantação global do desenvolvimento e aplicações na Internet do Futuro. Um total de 700 equipes de todo o mundo apresentaram as suas ideias e somente 40 foram selecionadas - 20 na categoria Smart Cities e 20 na Smart Business & Industry. Espanha foi o país com mais projetos na final, 15 ao todo.
Na final, cada equipe irá receber um prêmio de 2.800 euros e deve apresentar o protótipo do projeto a engenheiros da Fi-Ware, além de receber assessoria para fazer melhorias necessárias antes de apresentar para o júri do evento. A premiação é de 75 mil euros para a primeira colocação; 40 mil euros para a segunda; e 20 mil para a terceira. Há ainda duas menções especiais: jovem desenvolvedor e aplicação mais inovadora, que oferecem cinco mil euros, cada, para os selecionados.
Saiba mais
Brasil - Os outros projetos selecionados são “Paprika” (RJ), que fornece informações sobre o transporte público via realidade aumentada para usuários de smartphones; o Guardian (RJ), que visa solucionar a falta de integração dos sistemas de monitoramento para que cidades inteligentes sejam mais resistentes a eventos adversos; e La Urbo Project (DF), que permite usuários expressarem seus sentimentos sobre a cidade em que vivem ou visitam.
#CPBR7 - Evento traz em 2014 palestras de Bruce Dickinson, do Iron Maiden; Marcelo Ballona, cofundador da Submarino; Fabio Gandour, cientista chefe no laboratório da IBM Research Division do Brasil; Ken Gullicksen, COO na Evernote; entre outros.
Fonte:www.folhape.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário